Os materiais metálicos de embalagem usados para a construção de válvulas de Aerossol são subdivididos em ferrosos do tipo Aço/Folha-de-Flandres  e não-ferrosos do tipo Alumínio.

Nesta aula serão abordados aspectos gerais e as principais características químicas e de processo , que diferenciam cada tipo de material metálico usado em válvulas, com ênfase na sua composição química e seu potencial de geração de processos de corrosão.

Válvulas de Aerossol em FL & ALU:

O processo de fabricação de válvulas de Aerossol se assemelha ao processo de estampagem do domo de uma lata de Aerossol, certamente com moldes adequados ao formato de uma polegada ou 20mm menos usual. As chapas de FL , ou mesmo de ALU, feitas com os mesmos materiais dos contenedores descritos anteriormente nas aulas 2 & 3, entram em pelo menos duas prensas de onde são estampadas conforme seu design e especificações próprias. Os materiais metálicos são quase que quimicamente os mesmos tanto em Aço, quanto em Aluminio, com algumas pequenas variações relacionadas a espessuras e aditivação com ligas , para se obter as ductibilidades e resistências adequadas ao posterior processo de recrave nos envasadores. Ainda no processo de montagem da válvula e todas as suas partes plásticas , temos que quase necessariamente a inserção de um componente metálico fundamental que é uma mola de Aço Inox 302 ou 316, ou seja, uma válvula de Alumínio necessariamente tem pelo menos um componente de Aço, quando é concebida para operar verticalmente em movimento de compressão-expansão, resultando no abre-fecha. Existem exceções nas válvulas tilt sem mola e em válvulas de espumas PU ou de Chantilly, mas não representam a grande maioria do que é consumido no Brasil e também no mundo.

De fato na pratica de desenvolvimento e envase de produtos de Aerossol , se percebe que Válvulas de Aço são comumente recravadas em tubos de Alumínio e também de forma menos comum, válvulas de Alumínio também são recravadas em latas de Aço.

Toda a vez que tais combinações ocorrem , em vez de termos predominância de dois metais (dois eletrodos), temos a ocorrência de três metais: Ferro + Estanho +Alumínio , ou seja, (três eletrodos) somados aos materiais de ligas já supra mencionados.

Em termos de eletro-química de Corrosão , se adicionarmos um meio de condução elétrica como a simples Agua,  temos a situação perfeita para que se manifeste uma diferença de potencial elétrico entre estes elementos ,  gerando naturalmente “pilhas de corrosão galvânica”. Quando todos os materiais metálicos são conectados entre sí através dos processos de recrave , os eletrodos entram em ‘Curto-Circuito”. Este mecanismo específico será descrito depois em outra seção que lidará com o impacto em termos de perdas de elétrons com diferenças de potencial elétrico.

A preocupação destes transformadores , e também dos fabricantes de válvulas é com a capacidade de manter o isolamento do metais através do uso de revestimentos com vernizes , tratamentos químicos,  ou filmes laminados plásticos (com ênfase no PP) , e é idêntica à dos fabricantes de Contenedores de FL e ALU , pois reflete a responsabilidade e zelo de todos os envolvidos , comprometidos em proteger a embalagem como um todo , da ação por vezes corrosiva dos graneis envasados , afinal ;

O Aerossol é um Sistema de Embalagem único onde todos os componentes devem ter ação sinérgica afim de se evitar ao máximo os processos químicos e eletro-químicos de corrosão. As formulações devem ser concebidas tendo em vista tais características de terem necessariamente de interagir com todos os componentes e materiais das embalagens metálicas. Testes de estabilidades são absolutamente necessários e devem ser conduzidos para ser possível medir, avaliar os riscos ,prever e finalmente mitigar o impacto de tais interações.

Em mensagem aos alunos , formular Aerossóis demanda de maior conhecimento técnico-científico de tais interações. Patrões geralmente pagam mais por resolução de problemas mais complexos, cuja solução não se encontra pronta no Google.

 

Todos os Direitos autorais deste trabalho são protegidos por lei. É autorizada reprodução parcial de trechos, desde que sempre seja citada a fonte. As considerações filosóficas refletem apenas a opinião do autor ,que não está nem aí,  com a hipocrisia do politicamente correto.